ECEB

O QUE É A ECEB

A Escola Compacta de Estudos Bíblicos, é um curso da Faculdade de Ministérios Cristãos da Universidade das Nações, com sede no Havaí. Seu objetivo é dar uma compreensão completa do método indutivo de estudo bíblico. Dentre muitos métodos de estudos da bíblia, podemos destacar pelo menos dois: O dedutivo: aquele em que a pessoa se achega ao texto ou ao livro com uma ideia já pré-concebida com uma visão geral e depois se apoia nos particulares, ou seja, geralmente já se tem uma ideia por aquilo que já foi escrito, ou falado, e dessa forma a pessoa acaba que reproduzindo aquilo que já leu ou escutou de alguém. O outro é o indutivo, (o método escolhido pela ECEB) onde o estudante se achega ao texto por si mesmo descobrindo os particulares para chegar a uma visão mais ampla de todo um livro, ou seja, o estudante começa a observar o texto palavra por palavra até chegar a uma ideia central do todo. Mais que um exercício acadêmico, a Escola é a busca pela verdade de Deus na companhia daquele que é o verbo da vida Jesus.

COMO FUNCIONA A ESCOLA

A ECEB funciona com o sistema de tutoreamento, ou seja, cada aluno será acompanhado por um tutor, o qual orientará seus estudos e a execução de trabalhos, devendo também avaliar os mesmos. A função do tutor é fazer com que cada estudante tenha o máximo de êxito em seu estudo.

 

O aluno também será levado a uma compreensão do tripé da escola, ou seja:

 

Observação: O que o texto diz

 

Interpretação: O que o texto significou aos ouvintes da época

 

Aplicação: O que texto significa para o leitor de hoje

 

A escola tem duração de 12 semanas: estudaremos livros da Bíblia que representam diferentes formas literárias, como: algumas epístolas do Novo Testamento, o evangelho de Marcos, Apocalipse, livros históricos e livros proféticos; incluindo conhecimentos gerais sobre o Antigo Testamento, poesia Hebraica, homilética e pregação expositiva, além de informações sobre a cultura, história, economia, política e geografia da época referente ao livro estudado. O curso constitui-se essencialmente de estudo pessoal, sendo que as aulas serão ministradas todas as semanas, preferencialmente no período da manhã. O aluno também deverá cumprir 8 horas semanais de manutenção na base (exigência da Universidade das Nações)

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

A escola tem duração de 12 semanas:

 

Estudaremos livros da Bíblia que representam diferentes formas literárias, como: algumas epístolas no Novo Testamento, o evangelho de Marcos, Apocalipse, livros históricos e livros proféticos; incluindo conhecimentos gerais sobre o Antigo Testamento, poesia Hebraica, além de informações sobre a cultura, história, economia, política e geografia da época referente ao livro estudado.

 

O curso constitui-se essencialmente de estudo pessoal, sendo que as aulas são ministradas todas as semanas, no período da manhã.

 

Materiais necessários para o estudo:

 

O aluno receberá uma Bíblia e uma apostila de Introdução a ECEB, bem como receberá durante o curso sem custo algum todas as apostilas ou materiais que os professores entregarem.

 

Ainda, o aluno precisará ter os seguintes materiais de uso pessoal: caderno, giz de cera de várias cores (sugestão para giz de cera: STAEDTLER) , papel A4, papel milimetrado, régua, lápis, apontador, borracha, saquinhos plásticos no tamanho A4 (para entrega dos trabalhos), calculadora e dicionário de língua portuguesa. É de extrema importância durante a escola o uso de computador ou notebook, sugerimos que o traga para utilizar durante as aulas e para a realização dos trabalhos pessoais.